Esfriou, né?! E o gelado de inverno coincide com a grande procura das pessoas pelos serviços de saúde, em busca de alívio para os sintomas das doenças típicas da estação, como coriza, tosse, espirros, febre, dor no corpo e mal-estar geral, entre outros, decorrentes de gripes, resfriados e alergias.
Confira as nossas dicas para cuidar da sua saúde no inverno.
Gripe
A gripe é uma infecção causada pelo vírus influenza, que atinge o sistema respiratório e tem grande potencial de transmissão. Você sabia que cerca de 40 mil pessoas são internadas, por ano, devido a alguma complicação da gripe?!
E infelizmente não há nenhum medicamento que cure a doença. Pportanto, o tratamento é feito para controlar os sinais e sintomas, que costumam durar de sete a dez dias.
Sintomas da Gripe
- Mal-estar;
- Dor no corpo;
- Febre;
- Dor de garganta;
- Dor de cabeça;
- Tosse;
- Secreção nasal;
- Crianças podem ter diarreia, vômito e bronquite.
Como prevenir
A única forma eficaz de prevenir a gripe é por meio da vacinação contra o vírus influenza. Essa vacina está disponível na rede privada e pública de saúde e é indicada para todas as pessoas acima de seis meses de idade, incluindo grávidas e imunossuprimidos. A dose é única e anual.
Resfriado
O resfriado comum pode ser causado por mais de 200 vírus diferentes, sendo o mais comum o rinovírus. A doença se desenvolve de forma muito parecida com a gripe, mas os sintomas costumam ser mais brandos, com duração de três a cinco dias.
Sintomas de resfriado:
- Espirros;
- Coriza;
- Congestão nasal;
- Mal-estar;
- Dor de garganta.
Como prevenir
Não há vacinas que protejam contra os vírus causadores do resfriado. Então, as formas de evitar o contágio e a transmissão da doença se referem a alguns bons hábitos, que servem também para outras doenças virais e bacterianas.
- Evitar ambientes fechados e sem ventilação, mesmo durante o frio;
- Lavar as mãos com água e sabão ou solução de álcool 70% ao chegar em casa da rua, depois de assoar o nariz, espirrar ou tossir, após ir ao banheiro e antes de preparar alimentos;
- Não mandar crianças doentes à escola;
- Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, de preferência com lenços descartáveis;
- Adotar hábitos saudáveis de alimentação, beber bastante água e hidratar as mucosas nasais com solução fisiológica, para evitar irritações.
Baixe o nosso ebook gratuito e saiba tudo sobre as doenças de inverno: quais são as doenças mais comuns, sintomas, tratamento e prevenção