A sinusite é uma inflamação ou inchaço do tecido que reveste os seios da face. Os seios da face são quatro cavidades (espaços) emparelhadas na cabeça. Eles são conectados por canais estreitos. Os seios da face produzem um muco fino que drena para fora dos canais do nariz. Essa drenagem ajuda a manter o nariz limpo e livre de bactérias. Normalmente cheios de ar, os seios da face podem ficar bloqueados e cheios de fluido. Quando isso acontece, as bactérias podem crescer e causar uma infecção (sinusite bacteriana).
Isso também é chamado de rinossinusite. O tecido nasal quase sempre fica inchado se o tecido dos seios da face estiver inflamado.
Os seios paranasais estão localizados na cabeça, perto do nariz e dos olhos. Eles são nomeados após os ossos que fornecem sua estrutura.
- Os seios etmoidais estão localizados entre os olhos.
- Os seios maxilares estão localizados abaixo dos olhos.
- Os seios esfenoidais estão localizados atrás dos olhos.
- Os seios frontais estão localizados acima dos olhos.
A maior cavidade nasal é a cavidade maxilar, e é uma das cavidades que mais frequentemente infecciona.
Tipos de sinusite
A rinossinusite (sinusite) pode ser dividida em quatro subtipos: aguda, aguda recorrente, subaguda e crônica, com base na história do paciente e um exame físico limitado. Geralmente, o tratamento é iniciado com base nesta classificação.
- A sinusite aguda geralmente começa com sintomas semelhantes aos do resfriado, como coriza e nariz entupido e dor facial. Pode começar repentinamente e durar de 2 a 4 semanas.
- A sinusite subaguda geralmente dura de 4 a 12 semanas.
- Os sintomas de sinusite crônica duram 12 semanas ou mais.
- A sinusite recorrente ocorre várias vezes ao ano.
Sinusite aguda
A sinusite aguda é uma inflamação de curto prazo dos seios da face, na maioria das vezes incluindo uma infecção dos seios da face. (A sinusite também é conhecida como rinossinusite porque o inchaço quase sempre inclui o tecido nasal, bem como o tecido dos seios da face.) Os seios da face são quatro cavidades (espaços) pares na cabeça. A sinusite aguda também é comumente conhecida como sinusite atacada.
Sinusite crônica
A sinusite crônica é uma inflamação (inchaço) e infecção dos seios da face de longa duração. Pode durar um período, geralmente mais de 12 semanas. Os seios da face são quatro cavidades (espaços) emparelhadas na cabeça. Esses espaços são conectados por canais estreitos.
Sinusite subaguda
Este termo é usado quando os sintomas duram de quatro a doze semanas.
Sinusite aguda recorrente
A sinusite aguda recorrente é diagnosticada quando os pacientes apresentam 4 ou mais episódios de rinossinusite por ano, sem sintomas persistentes entre eles. Esta atividade destaca o papel da equipe interprofissional na avaliação e tratamento de pacientes com sinusite aguda recorrente.
A sinusite recorrente aguda pode ter um impacto notável na qualidade de vida do paciente, pois pode perturbar completamente seu padrão de sono, vida profissional e bem-estar social. A sinusite recorrente aguda pode ser apenas uma forma mais branda de sinusite crônica, mas é definida de forma um pouco diferente. Alguns casos de Sinusite Recorrente Aguda, se não tratados adequadamente, podem resultar em sinusite crônica, que é uma doença muito mais difícil de tratar.
Embora os medicamentos de venda livre ou prescritos possam proporcionar uma pausa de curta duração, eles geralmente não fazem muita diferença nos casos de sinusite crônica. Para resolver o problema de uma vez, os pacientes precisam descobrir as causas subjacentes do problema, estar cientes dos sintomas e consultar um otorrinolaringologista especialista em sinusite que pode prescrever o tratamento certo e ajudar a obter alívio permanente.
Os sinais e sintomas comuns de sinusite incluem:
- Gotejamento pós-nasal (o muco desce pela garganta) – O muco é normalmente engolido inconscientemente, mas quando há uma sensação de muco se acumulando na garganta ou pingando da parte de trás do nariz, é chamado de gotejamento pós-nasal. As glândulas do nariz e da garganta continuamente produzem muco, normalmente um a dois litros por dia.
- Secreção nasal (catarro)- (secreção espessa amarela ou verde do nariz) ou nariz entupido. Se o catarro estiver tingido de vermelho ou marrom, é sangue (se for preto, provavelmente é poeira ou sujeira). O sangue em seu catarro pode resultar de assoar o nariz frequentemente ou respirar ar muito seco. No entanto, se estiver vendo muito sangue no muco, deverá informar o médico.
- Pressão facial (principalmente ao redor do nariz, olhos e testa), dor de cabeça e / ou nos dentes ou ouvidos.
- Halitose (mau hálito)
- Cansaço.
- Tontura
- Dor de cabeça
- Ouvido entupido
Como prevenir
- Evitar travesseiro e colchão de paina ou pena;
- Usar travesseiros de espuma, fibra ou látex, sempre que possível envoltos em material plástico (vinil) ou capas impermeáveis aos ácaros. O estrado da cama deve ser limpo duas vezes por mês;
- As roupas de cama e cobertores devem ser trocadas e lavadas regularmente com detergente e em altas temperaturas (>55ºC) e secadas ao sol ou ar quente;
- Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadões.
- Dar preferência aos pisos laváveis (cerâmica, vinil e madeira) e às cortinas do tipo persianas, ou de material que possa ser limpo com pano úmido;
- Evitar bichos de pelúcia, estantes de livros, revistas e caixas de papelão, assim como qualquer outro local onde possam ser formadas colônias de ácaros no quarto de dormir. Substitua-os por brinquedos de tecido para que possam ser lavados com frequência.
- Evitar o uso de vassouras, espanadores e aspiradores de pó comuns;
- Passar pano úmido diariamente na casa ou usar aspiradores de pó com filtros especiais 2x/semana;
- Evitar banhos extremamente quentes e oscilação brusca de temperatura.
Como tratar
A sinusite é tratada de várias maneiras, cada uma dependendo da gravidade do caso e da causa.
Uma infecção de sinusite simples é tratada com:
- Medicamentos de venda livre para resfriado e alergia
- Lavagem nasal com soro fisiológico
- Beber líquidos (a sinusite é uma infecção viral e os líquidos ajudam).
- Se os sintomas de sinusite não melhorarem após 10 dias, o médico pode prescrever:
- Antibióticos (por 7 a 10 dias).
- Descongestionantes orais ou tópicos.
- Sprays esteróides intranasais prescritos. (Não usar sprays sem receita por mais de três a cinco dias – eles podem aumentar a congestão nasal).
A sinusite crônica pode ser tratada com foco na doença subjacente (geralmente rinite alérgica), geralmente tratado com:
- Sprays esteróides intranasais.
- Sprays anti-histamínicos tópicos ou pílulas orais.
- Antagonistas do leucotrieno para reduzir o inchaço e os sintomas de alergia.
- Lavagem nasal.
Quando a sinusite não é controlada por um dos tratamentos acima, uma tomografia computadorizada é usada para dar uma olhada melhor nos seios da face. Dependendo dos resultados, a cirurgia endoscópica nasal pode ser necessária para corrigir problemas estruturais nos seios da face. É mais provável que isso aconteça se tiver pólipos nasais e / ou uma infecção fúngica.
Muitas infecções dos seios da face são causadas por vírus, aqueles que causam o resfriado comum. Esses tipos de infecções não são curados por antibióticos. Tomar um antibiótico para uma infecção viral desnecessariamente coloca em risco os efeitos colaterais relacionados ao antibiótico. Além disso, o uso excessivo de antibióticos pode levar à resistência aos antibióticos, o que pode dificultar o tratamento de infecções futuras.
A antibioticoterapia, complementada por hidratação e descongestionantes, é indicada por sete a 14 dias em pacientes com rinossinusite bacteriana aguda recorrente ou subaguda. Para pacientes com doenças crônicas, o mesmo regime de tratamento é indicado por mais quatro semanas ou mais, e um esteróide nasal também pode ser prescrito.
Os corticosteróides têm efeitos antiinflamatórios poderosos e podem reduzir o inchaço no tecido que reveste as passagens nasais e seios da face, facilitando a respiração. Os efeitos antiinflamatórios do tratamento com esteróides também podem reduzir o tamanho dos pólipos nasais.
A duração dos sintomas de sinusite vai depender do tipo de sinusite. Procurar um otorrinolaringologista se os sintomas permanecerem ou se as infecções continuarem a acontecer.
Baixe o nosso ebook gratuito e saiba tudo sobre as doenças de inverno: quais são as doenças mais comuns, sintomas, tratamento e prevenção